Vila de Natal de Gramado: Por Que Conhecer e Como Visitar

Gustavo Heldt

Que tal conhecer a Vila de Natal de Gramado e passear em uma praça com direito a decoração natalina e Casa do Papai Noel?

Isso é que todo visitante encontra na Praça das Etnias, no centro de Gramado, durante o período do Natal Luz, que ocorre até 12 de janeiro.

Estamos falando da Vila de Natal, um espaço onde expositores locais vendem artesanatos e produtos natalinos.

Tudo isso em um ambiente com jardins, bancos e casas típicas da Alemanha, Itália e Portugal.

É um passeio para fazer com a família inteira e que encanta principalmente às crianças, que têm a oportunidade de fazer pedidos ao Papai Noel.

Ficou curioso para saber quais são as atrações da Vila de Natal?

Continue lendo e confira nossas dicas. Boa leitura.

O que é a Vila de Natal de Gramado

A Vila de Natal de Gramado é espaço de venda de artesanato e produtos natalinos na Praça das Etnias, um dos principais pontos turísticos da cidade.

Ela faz parte da programação do Natal Luz, maior evento dedicado à data no Brasil, e é uma das atrações gratuitas oferecidas pelo evento.

Todos os dias, os visitantes encontram na praça uma decoração que resgata o espírito natalino.

Na Vila de Natal, expositores locais e artesãos vendem produtos e artesanato ao público.

Esse cenário não poderia ser montado em local mais agradável: a praça é repleta de jardins e perfeita para passear em família, principalmente com crianças

Lá também fica a Casa do Papai Noel, um espaço dedicado ao bom velhinho, onde as crianças podem fazer pedidos de presentes para o personagem icônico e tirar fotos.

Além disso, a Casa do Papai Noel é um dos pontos de parada da Trupe de Natal, um grupo de seis personagens que desfilam pelas ruas de Gramado recitando poesias e cantando  — outro evento que faz parte do Natal Luz. 

O Natal Luz ocorre de 24 de outubro a 12 de janeiro de 2020.

Ao todo, durante o evento, são realizadas mais de 500 atividades, entre atrações gratuitas e pagas.

São shows, paradas e espetáculos que animam os visitantes na cidade, que fica decorada com luzes, bonecos de neve e árvores natalinas.

Neste ano, a expectativa é de que Gramado receba 2,5 milhões de turistas.

O que fazer na Vila de Natal de Gramado

A Vila de Natal de Gramado é um bom lugar para visitar com crianças, tomar um chimarrão e, claro, fazer pedidos ao Papai Noel e comprar os produtos artesanais expostos.

Em uma caminhada pela praça, é possível observar a decoração natalina, que com o cair da tarde fica ainda mais bonita devida à iluminação.

O local também possui jardins, pergolado central e bancos para que os visitantes apreciem um passeio tranquilo e agradável.

Na Praça das Etnias, também é possível conferir três casas, cada uma dedicada a uma cultura que integra a colonização de Gramado: alemã, italiana e portuguesa.

A dica é aproveitar as atrações da Vila de Natal e depois percorrer a Avenida Borges de Medeiros, a principal rua de Gramado, onde fica a praça.

Devido à proximidade, dá para fazer uma caminhada até a Rua Coberta, em um trajeto com lojas, restaurantes e decorações natalinas.

Na Rua Coberta, o Natal Luz também está presente, já que lá tem um palco que recebe diferentes atrações, como apresentações musicais, de dança e teatro, sempre às 19h.

Como visitar a Vila de Natal de Gramado

Confira as principais informações para visitar a Vila de Natal:

Endereço: Praça das Etnias (Avenida Borges de Medeiros, 1848 – Centro), ao lado da rodoviária

Datas e horários: diariamente, das 10h às 22h

Ingressos: como o evento ocorre na praça, é gratuito. 

Para mais informações, acesse o site oficial.

Principais atrações do Natal Luz

Vale a pena conhecer a Vila de Natal de Gramado, mas o fato é que você não ficar o dia todo por lá.

Até porque o Natal Luz oferece diversas atrações que podem ser conciliadas na viagem.

Por isso, nas próximas linhas, destacamos os principais itens da programação de 2019. 

Confira e monte o roteiro do seu passeio:

Show do Lago Illumination

O Illumination é um grande concerto com cenografia, efeitos especiais, bailarinos, coralistas, percussionistas, violinistas, águas dançantes e fogos, que criam um espetáculo emocionante para o público.

Este ano, o novo show do Lago conta a narrativa da criação do mundo, do nascimento de Jesus e do significado do Natal a partir da voz de Cid Moreira.

Teatro musical A Lenda do Bosque de Natal

Outro destaque é o espetáculo A Lenda do Bosque de Natal, que cria uma narrativa contada a partir de atores, bailarinos, trilha sonora figurinos e cenografia exuberantes.

Nessa apresentação musical, os visitantes conhecem a história de uma vila escondida no Bosque de Pinheiros de Natal, incluindo um mistério que envolve o Papai Noel. 

Trupe de Natal

Como você viu antes, a Trupe de Natal é composta por seis personagens que andam pelas ruas de Gramado, inclusive na Casa do Papai Noel, na Vila de Natal. 

Os personagens contam histórias que resgatam o significado do Natal com alegria e reflexão, e a interação com o público é embalada por música.

Desfile A Magia do Noel

Conhecido como o Grande Desfile de Natal de Gramado, A Magia do Noel é um desfile que conta com a presença de acrobatas, músicos, malabaristas e palhaços, além de personagens natalinos, para contar uma história referente à data.

Este ano, as apresentações serão divididas em três momentos: o nascimento de Jesus, a Parada de Natal Circense e a criação do Papai Noel. 

Parada de Natal

Na Parada de Natal, um espetáculo gratuito que invade as ruas da cidade, dezenas de artistas usando figurinos e adereços deslumbram o público.

Carros alegóricos, uma mini roda-gigante e muita música fazem parte da atividade.

Como você pode ver, não faltam opções para aproveitar o Natal na Serra Gaúcha.

Gostou das dicas sobre a Vila de Natal de Gramado?

Deixe nos comentários como será o seu roteiro por lá.

Veja mais fotos da Vila de Natal

Confira outros eventos que acontecem em Gramado

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta