Comidas típicas da Holanda
Gustavo Heldt

As comidas típicas da Holanda entram naquela categoria das oprimidas diante da sofisticação da culinária italiana ou francesa.

É fato: dificilmente você vai encontrar no Brasil um restaurante especializado em gastronomia holandesa.

Mas isso não significa que faltam delícias por lá. Se você for ao país, experimentar alguns pratos é indispensável. 👌

Salsichas, queijos, pães, batatas e ervilhas costumam ser alguns elementos protagonistas nas comidas típicas da Holanda, que mantêm um ar mais rústico.

Isso tem relação com os próprios hábitos alimentares por lá: o café da manhã e o almoço são refeições bem simples, compostas basicamente por frutas e laticínios.

Os holandeses consomem algo quente apenas no jantar, por volta das 18h.

De qualquer forma, nas padarias, restaurantes e botecos da Terra dos Moinhos, vale a pena conhecer um pouco da culinária típica entre um passeio de bicicleta e outro.

Veja, a seguir, algumas dicas do que provar na sua viagem. 🚴

Comidas típicas da Holanda
Stroopwafels é uma das maiores delícias holandesas. Foto: iStock, Getty Images

Comidas típicas da Holanda: 5 delícias

Mesmo com uma base simples, as comidas típicas da Holanda tem um sabor especial. Um exemplo é a própria batata frita, um dos snacks típicos em feirinhas de rua, que ganha um outro status quando acompanhado de um molho exótico, como o de amendoim.

Nossa dica é: vá com a mente aberta e não deixe de experimentar as delícias mostradas a seguir.

Haring

Um dos peixes mais consumidos no território holandês é o Haring, aqui chamado de arenque.

Nos estabelecimentos ele pode ser servido no pão, com cebola e picles, ou cru mesmo – como os locais costumam comer. Antes de ir à mesa, o peixe é curtido na salmoura e por isso tem um sabor bem forte e característico.   

A forma mais popular de consumir o peixe é segurando ele com as mãos pela cauda. Ninguém vai estranhar se você fizer isso, pois esse é o costume na Holanda.

Bitterballen

Nada melhor para acompanhar uma deliciosa cerveja holandesa do que o Bitterballen, uma comida típica de boteco.

Esse petisco é simplesmente um croquete arredondado, recheado com carne e servido com um molho de mostarda para acompanhar. Prepare-se para lamber os dedos com a iguaria.

Frikandel

Na Holanda não poderia faltar: salsicha. Frikandel é um dos lanchinhos mais vendidos no país, estima-se que são cerca de 580 milhões de unidades por ano.

Ele consiste em uma salsicha sem pele, servida no pão ou com batatas fritas.

O grande diferencial é o tempero, geralmente o snack acompanha molho curry, garantindo um toque ainda mais exótico à receita.

Kibbeling

Uma boa friturinha é sempre uma tentação, né?

Pois saiba que outro prato bem típico da Holanda é o Kibbeling, um bacalhau fresco, empanado em uma massa de leite e farinha e, claro, frito. Sim: é quase um fish & chips, mas ao invés de ser acompanhado de batatas fritas, o peixe é servido com uma deliciosa maionese temperada. Hmm…😋

Snert

Como todos os países com invernos rigorosos, a Holanda também tem sua própria sopa destinada a aquecer a alma nos dias frios. A Snert é a grande protagonista, elaborada com ervilhas e salsichas para acompanhar. Parece simples, mas o resultado do sabor é delicioso.

Menção honrosa: talvez eles não sejam considerados “pratos típicos”, mas certamente são um dos alimentos mais deliciosos da Holanda: os queijos.

Especialmente aqueles produzidos artesanalmente, em fazendas.

Há várias formas de provar essas iguarias, em lojas e mercados de queijo, feiras de rua ou até no Museu do Queijo, em Amsterdã. Os sabores à disposição são os mais variados, mas não deixe de saborear o Gouda.

Comida típicas da Holanda para sobremesa

Se os pratos típicos da Terra dos Moinhos não aguçaram seu paladar, fique tranquilo: quando o assunto é sobremesa, é difícil alguém sair decepcionado.

Os doces holandeses são maravilhosos, a começar pela torta de maçã acompanhada de um chantilly cremoso. Com um café para acompanhar, então, provar essa iguaria se torna uma experiência fenomenal.

Outro doce típico holandês é o Stroopwafel, que inclusive já pode ser encontrado em alguns supermercados e padarias brasileiras.

Trata-se de uma sobremesa elaborada com duas camadas de waffle holandês, recheadas com um caramelo melado por dentro. A dica é consumir ele bem quentinho e fresco – fica ainda melhor.

Há, ainda, diversas outras sobremesas do país que merecem destaque: as Poffertjes, pequenas panquecas doces, geralmente servidas com açúcar, manteiga ou caramelo e o Hagelslag, uma espécie de sanduíche de chocolate granulado, são algumas. Esqueça as calorias e se jogue sem pensar.

E aí, gostou de conhecer as comidas típicas da Holanda? Quais delas vão entrar no seu roteiro gastronômico? Conte para a gente nos comentários. 🙃

Escrito por

Gustavo Heldt

Cocriador dos sites Mapa de Londres e Mapa do Mundo. Cofundador da agência de conteúdo Redator Hacker. Atualmente, dedicado ao projeto Investimento em Fundos. Conecte-se comigo no Instagram :)