- Mundo a Vapor em Canela: Atrações, Ingressos e Como Visitar em 2020 - 18 de outubro de 2019
- Parada de Natal em Gramado: Datas e Como Assistir em 2020 - 8 de outubro de 2019
- Restaurantes de Gramado: 18 Melhores Lugares Para Conhecer - 3 de outubro de 2019
Nada melhor para aprimorar o domínio de um idioma estrangeiro do que visitar lugares onde ele é a língua oficial, certo? É por isso que viajar até países que falam a língua inglesa sempre é uma boa aposta. Sem falar que ainda é possível aproveitar a viagem para conhecer a cultura e as atrações turísticas locais.
A boa notícia é que opções de destino não faltam se o seu desejo é unir turismo com a prática do idioma inglês. São mais de 40 países em que ele é considerado a língua mãe. Mas isso não significa necessariamente que neles a língua inglesa seja falada no dia a dia. Ficou confuso? Calma, já vamos explicar.

Quais são os países que falam a língua inglesa?
Os países que têm a língua inglesa como idioma oficial são divididos em duas categorias: inglês oficial de facto e de jure. Essas expressões são latinas e significam, respectivamente, “na prática” e “na teoria”, ou “por lei”. Já entendeu mais ou menos o que isso significa?
Em termos gerais, os países em que o idioma é de facto oficial, você certamente vai encontrar os moradores locais conversando em inglês. Naqueles onde a língua é falada de jure, é natural que as pessoas nas ruas o dominem, mas eventualmente adotem outros dialetos para conversar. De uma forma ou de outra, você encontrará oportunidades para praticar.
É difícil mensurar precisamente onde a língua é falada, já que isso também varia dependendo do estado em questão. Os únicos locais em que a língua inglesa é adotada de fato e de jure como único idioma são Estados Unidos, Reino Unido e Nova Zelândia. Nessa lista, certamente você sentiu falta de Canadá (onde o francês também é língua oficia), Austrália (que não tem idioma oficial), entre outros.
Já na lista de todos os países que têm o idioma inglês como de jure, entram os seguintes: (a lista é longa!)
* Austrália
* Belize
* Botswana
* Camarões
* Canadá
* Escócia
* Estados Unidos
* Fiji
* País de Gales
* Gâmbia
* Guiana
* Inglaterra
* Irlanda
* Índia
* Jamaica
* Quênia
* Kiribati
* Lesoto
* Libéria
* Malawi
* Malta
* Ilhas Marshall
* Maurícia
* Micronésia
* Namíbia
* Nauru
* Nova Zelândia
* Nigéria
* Paquistão
* Palau
* Papua-Nova Guiné
* Filipinas
* Ruanda
* África do Sul
* Santa Lúcia
* Samoa
* Seychelles
* Serra Leoa
* Singapura
* Ilhas Salomão
* Sudão do Sul
* Tanzânia
* Tonga
* Trinidad e Tobago
* Tuvalu
* Uganda
* Zâmbia
* Zimbabwe.
Entre os países nos quais a língua inglesa é falada de facto, podemos citar Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Granada, Irlanda do Norte, São Cristóvão e Nevis e São Vicente e Granadinas. Inegável que o inglês é predominante praticamente nos quatro cantos do mundo, não é?
A seguir, você vai entender melhor o porquê disso.
Origem da língua inglesa
Talvez você não saiba, mas a língua inglesa foi desenvolvida em três fases: inglês antigo, inglês médio e inglês moderno. A história do idioma começou com a invasão de três tribos germânicas à Grã-Bretanha, no século cinco.
Os anglos, saxões e jutos foram os povos que atravessaram o Mar do Norte e ocuparam o território dos celtas. Foi assim que, na Grã-Bretanha, começou a se desenvolver essa língua hoje tão difundida pelo mundo.
Entenda melhor as fases do idioma inglês:
Inglês Antigo (de 450 até 1100 d.C)
É a linguagem que começou a se instituir a partir da invasão germânica. Embora muito diferente do atual, diversos vocábulos utilizados no inglês moderno ainda derivam das raízes desse período. Palavras e verbos como“”water” e “be” são exemplos.
Inglês Médio (de 1100 até 1500)
Nesta fase, a Grã-Bretanha foi invadida pelos chamados normandos, os conquistadores franceses que trouxeram com eles as raízes de seu idioma nativo francês. Durante o período, houve uma certa divisão de classes através da linguística: pessoas de classe alta falavam francês e as de classe baixa inglês.
Foi no século 14 que o inglês voltou a dominar a Grã-Bretanha, mas com palavras oriundas do francês acrescentadas ao vocabulário. Assim se moldou o Inglês Médio.
Inglês Moderno (a partir de 1500)
A partir do século 16, povos de todo o mundo passaram a ter mais contato com o inglês britânico. O Renascimento foi o responsável por fazer novas palavras e frases entrarem no dialeto. A ascensão da imprensa representou outro fator decisivo para impulsionar o idioma
Com mais pessoas alfabetizadas e com acesso a livros, a língua inglesa foi se popularizando cada vez mais. Até ganhar espaço ao redor do globo.
Claro que contamos a história de forma bastante sintética. Mas já deu para perceber: não é à toa que hoje o inglês, embora tenha muitas variedades, é um dos idiomas oficias das Nações Unidas, da União Europeia e praticamente o esperanto do mundo corporativo, certo?
Onde aprender e praticar a língua inglesa
Bom, você já viu que se fala inglês em qualquer pedaço do planeta. Mas em quais países e cidades é indicado fazer intercâmbio para o aperfeiçoamento no idioma?
Essa é outra história. Você certamente não vai querer praticar a língua inglesa na Índia, né? Você pode até obter alguma fluência por lá, mas o resultado sonoro não será o mesmo de um período de estudos na Inglaterra, na Irlanda, no Canadá ou nos Estados Unidos.
Top 10 dos intercambistas brasileiros
De acordo com a Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association), que reúne as principais instituições brasileiras na área de cursos, estágios e intercâmbios no exterior, os top 10 destinos dos intercambistas brasileiros é o seguinte:
- Canadá
- Estados Unidos
- Austrália
- Irlanda
- Reino Unido
- Nova Zelândia
- Malta
- África do Sul
- França
- Espanha.
Vamos entender as cinco primeiras escolhas?
Canadá
O custo é mais baixo do que o dos Estados Unidos, o inglês é destituído de um regionalismo que atrapalhe a prática posterior e o país é sensacional. Quer mais?
Estados Unidos
Os EUA são uma paixão, mesmo que seja difícil admitir: para quem pode bancar, é uma experiência que vale cada centavo.
Austrália
Assim como o Canadá, tem custo mais baixo do que os EUA e permite trabalho legal durante o curso de inglês. Além disso, é um país incrível, com uma clima ótimo, mais parecido com o brasileiro.
Irlanda
É uma opção mais calma e acessível na comparação com a vizinha Grã-Bretanha. Dublin é uma cidade efervescente e multicultural, e a Irlanda ainda permite o trabalho legal durante o intercâmbio.
Reino Unido
É o berço do inglês, mas o charme custa caro. A libra é um peso constante em quem pratica a conversão, já que não dá para trabalhar ao longo do curso de inglês. Mesmo assim, Londres é Londres: uma cidade de infinitas opções culturais que fazem valer o investimento.
E você, também ama o inglês e quer fazer intercâmbio no exterior? Já conhecia todos os países que falam a língua inglesa? Deixe um comentário.
7 respostas
símbolos desses lagares
Observem que os Estados Unidos não possuem uma língua oficial. Portanto, o inglês e o espanhol seriam considerados idiomas “de facto” segundo a lógica deste site.
ajudou muito no meu trabalho
muito obrigada
nao tem mais paises que acentam a lngua inglesa
não tem mais países que aceita a linguá inglesa
Obrigado, gostei muito do assunto!
That’s awesome! Very interesting essa curiosidade pais que eu faria intercambio seria Australia o clima e parecido com o brasil e irlanda por causa dos pubs kkkkk