Guia prático: como comprar passagens internacionais baratas

Quem já viajou para o exterior sabe que o valor da passagem pode pesar bastante no orçamento. Mas é possível gastar menos do que você imagina. Se você souber como comprar passagens internacionais baratas, certamente vai conseguir economizar algum dinheiro para o que realmente importa: passear e conhecer as melhores atrações do seu destino.

Mas o que é, de fato, necessário para comprar um bilhete aéreo sem desembolsar muito, cair em ciladas ou gastar demais com taxas extras? Bem, a primeira dica é pesquisar. A seguir, vamos indicar alguns dos melhores sites para você acompanhar promoções e mais algumas dicas para acertar na compra de passagens internacionais.

3 sites que ajudam a encontrar passagens internacionais

Levante a mão quem nunca se deparou com uma “promoção imperdível” de algum site na internet. Depois, foi checar e o valor da passagem não incluía os impostos e todas as taxas aeroportuárias ou quaisquer outros adicionais. Isso é bem comum no Brasil.

O melhor caminho para descobrir as verdadeiras promoções de passagens é conhecer os sites que mostram a disponibilidade dos bilhetes e não incluem outras taxas, além do valor demonstrado. Além de cuidar com o site comparador, o ideal é checar sempre os valores direto no site da companhia aérea. 

Veja como comprar passagens internacionais baratas
Pesquisar passagens internacionais exige paciência e antecedência. Foto: iStock, Getty Images

Abaixo, veja 3 sites confiáveis para pesquisar opções de bilhetes:

1. Skyscanner

O Skyscanner é um dos melhores portais quando o assunto é encontrar passagens baratas. Principalmente porque ele reúne resultados de mais de 1.200 sites de companhias aéreas, inclusive as de baixo custo dentro da Europa. Se você estiver com uma viagem agendada para o continente, sugerimos que faça download do app.

Por meio do Skyscanner, você pode fazer um cadastro via e-mail ou Facebook e informar quando e para onde quer viajar. A partir daí, diante de qualquer alteração no preço das passagens para aquele destino, você receberá um e-mail. É uma excelente forma de rastrear boas promoções de bilhetes.

2. Momondo

Momondo é outro site que virou febre entre viajantes que procuram passagens com preços camaradas. Além de exibir opções de voos dentre milhares de linhas aéreas e agências de viagem, ele fornece alguns dados bem interessantes para o usuário acertar na compra.

Por meio do site, por exemplo, o viajante pode observar um gráfico em barras com a variação nos preços das passagens durante todos os dias no período de um mês. Assim, é possível ter uma ideia melhor de qual seria a data ideal para a compra. Vale explorar essa funcionalidade.

3. Kayak

No Kayak, o viajante pode inserir a data de sua viagem e encontrar todas as opções de companhias aéreas com trajetos para aquele período – inclusive as de baixo custo em outros países. Os valores já aparecem com o preço final redondo, ou seja: ali já constam também todos os impostos e taxas.

Outro recurso interessante do site é o Travel Hack. Por meio dele, você pode se cadastrar com seu e-mail ou conta do Facebook para receber todos os alertas de novidades e promoções de passagens. Não tem a mínima ideia sobre para onde viajar? No portal você encontra as opções de destino com voos mais em conta.

Passo a passo: como comprar passagens internacionais baratas

Comprar uma passagem internacional pelo melhor preço, infelizmente, não consiste apenas em fazer buscas nos melhores sites agregadores mencionados acima. Há uma série de variáveis que podem influenciar no valor final do bilhete. Se você estiver atento a elas, poderá fazer um melhor negócio.

Está pronto? Então observe, a seguir, as melhores dicas para abocanhar os preços de passagem mais em conta:

1. Antecedência

Sempre que você comprar um bilhete em cima da hora, a menos que tenha a sorte de encontrar uma ótima promoção, terá que pagar mais. As passagens compradas sem antecedência são mais caras porque, normalmente, boa parte do voo já está vendido. Essa parcela de assentos que está disponível, então, tem um valor maior, já que a companhia aérea entende essa compra como uma conveniência para o cliente que tem uma urgência ou um compromisso não planejado.

Para obter valores mais em conta, o ideal é adquirir a passagem com até quatro meses de antecedência. Ou seja: vale começar a pesquisar as alternativas de voo bem antes de partir.

2. Temporada

É fato: no fim de dezembro, em janeiro, julho e dezembro, a busca por passagens aumenta. Logo, os preços costumam subir. Se você tiver a possibilidade de flexibilizar suas férias e agendar a viagem nos meses de março, maio ou setembro, pode conseguir valores melhores. Eles costumam apresentar mais opções de promoções.

3. Datas

Não tem como dominar a arte de comprar passagem barata sem prestar muita atenção às datas. O dia da compra e o da viagem também influenciam no preço do bilhete. O ideal é monitorar por um tempo e verificar a oscilação em cada dia da semana. Promoções costumam aparecer recorrentemente em terças, quartas e quintas-feiras.

Já em relação aos dias mais baratos para voar, quartas-feiras e sábados estão entre as opções mais em conta. Se você não tiver muito tempo para pesquisar, verifique as alternativas disponíveis em tais períodos da semana.

4. Horários

Sim: até mesmo a hora em que você opta por comprar a passagem pode ter influência sobre o preço. Quem pesquisa por voos entre meia-noite e 5h poderá encontrar valores menores do que pessoas que fazem exatamente a mesma busca às 14h.

O horário do embarque é outro fator que modifica o valor da passagem. Horários entre 10h e 16h são menos cotados, portanto oferecem custos mais baixos.

5. Milhas

Uma alternativa é tentar economizar mais no preço da passagem usando milhas, através de pontos acumulados em compras de cartão de crédito, cadastro em postos de gasolina que oferecem essa vantagem ou até dos próprios programas de milhagem das companhias aéreas. A dica é usá-las com sabedoria, pois são válidas em qualquer época do ano.

O ideal é usufruir das milhas em viagens no período de alta temporada ou aproveitá-las para tentar reduzir os valores das passagens mais caras. Desta forma, você poderá aproveitar bem esse benefício.

6. Dispositivos e redes sociais

Ao pesquisar as passagens internacionais mais baratas, experimente utilizar diferentes dispositivos, como o seu celular, tablet e computador. Algumas empresas e companhias oferecem promoções específicas para quem acessa por dispositivos móveis, por exemplo. Nessa busca, navegue também pelo Facebook e pelo Instagram e você verá por lá anúncios relacionados aos voos pelos quais você se interessou na navegação dos últimos dias.

7. Newsletter

Assine a newsletter das principais companhias aéreas que oferecem voos para o seu destino. Dessa forma, você vai ficar sabendo das promoções assim que elas forem lançadas. Para isso, não esqueça de adicionar os e-mails das companhias entre os seus contatos, o que deve evitar que as mensagens caiam no spam.

8. Busca ampliada

Achou um voo que lhe parece interessante? Está prestes a comprar sua passagem? Calma lá: antes de fechar a aquisição, melhor buscar essa mesma passagem em outros sites de comparação de preços e no site da própria companhia aérea, para garantir que você encontrou de fato o melhor preço. Assim, você ficará com a consciência mais tranquila, e o bolso mais cheio para gastar durante a viagem.

E aí, conseguiu entender melhor como comprar passagens internacionais baratas? Onde você costuma pesquisar os preços mais em conta? Tem mais algum truque para compartilhar? Comente!

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta