Maiores bolsas de valores do mundo: curiosidades e características

Gustavo Heldt

As maiores bolsas de valores do mundo indicam o cenário econômico internacional. Portanto, acompanhar seus índices é uma atividade que deve fazer parte da rotina do investidor.

Mas, afinal, quais são elas? Neste artigo, você vai descobrir a lista de 6 maiores bolsas de valores do mundo conforme o valor de mercado que apresentam. E vai ver que elas ficam nos países desenvolvidos, com destaque para as maiores potências econômicas. Quer saber mais? Então siga com a leitura.

Onde estão as maiores bolsas de valores do mundo 

As maiores bolsas de valores do mundo estão localizadas no hemisfério norte, na América do Norte, Europa e Ásia. 

Considerando a lista de seis principais bolsas ao redor do globo, podemos ainda afirmar que elas estão concentradas em dois países: Estados Unidos e China. Não à toa, esses países figuram entre as principais potências econômicas do mundo.

As duas maiores bolsas de valores do mundo são estadunidenses. Ambas estão localizadas na cidade de Nova York  — onde também fica Wall Street, o centro comercial e financeiro mais importante do mundo.

Outro país de destaque, conforme mencionamos, é a China. Lá ficam duas grandes bolsas de valores: de Xangai e de Hong Kong. Vale lembrar que a China teve um crescimento econômico exorbitante desde os anos 1978, período em que o PIB teve crescimento real médio anual de 10%.

6 das maiores bolsas de valores do mundo

Nas linhas a seguir, você vai descobrir quais são as 6 maiores bolsas de valores do mundo em termos de valor de mercado de companhias listadas. Os dados são de um levantamento de março de 2020 do portal de dados Statista. Confira:

1. NYSE (New York Stock Exchange)

Localizada em Manhattan, no centro financeiro de Wall Street, a bolsa de valores de Nova York é a mais antiga dos Estados Unidos  — e a maior do mundo. Sua fundação remonta ao século 18, no ano de 1792. 

NYSE é a maior bolsa de valores do mundo

Entre os principais índices da NYSE, figuram o Dow Jones e o S7P 500. Grandes corporações como Nike, 3M e Microsoft têm suas ações listadas na bolsa. Atualmente, o valor de mercado das companhias listadas na NYSE é de 25,5 trilhões de dólares, de acordo com a Statista.

2. NASDAQ (Nasdaq Stock Market)

A segunda maior bolsa de valores do mundo é NASDAQ, também localizada em Nova York. Com valor de mercado de companhias listadas equivalente a 11,2 trilhões de dólares, a bolsa é reconhecida por dar início às negociações de ativos nos meios digitais. 

A NASDAQ foi fundada em 1971, e nela estão listados grandes players do mercado de tecnologia, como Google, Apple e Facebook.

3. JPX (Japan Exchange Group)

Em terceiro lugar no ranking, figura a JPX: empresa do Japão que opera diferentes bolsas. Ela surgiu a partir da fusão entre a bolsa de valores de Tóquio e a bolsa Osaka Securities Exchange. De acordo com a Statista, o valor de mercado de empresas listadas é de 5,1 trilhões de dólares.

4. SSE (Shanghai Stock Exchange)

Com valor de mercado de empresas listadas de 4,6 trilhões de dólares, a bolsa de Xangai é a maior bolsa de valores chinesa. Fundada em 1990, ela é governada diretamente pela instituição CSRC, que regula o setor de valores mobiliários na China. Por isso, a maioria das companhias listadas nela é subsidiária ao governo chinês.

5. HKEX (Hong Kong Exchanges)

Em quinto lugar, esta a bolsa de Hong Kong, na China, com valor de mercado de companhias listadas de 4,2 trilhões de dólares. Criada em 1861, a bolsa é também uma das principais bolsas asiáticas. Seu índice principal de desempenho é o Hang Seng Index.

6. Euronext (Europa)

Outra das maiores bolsas de valores do mundo é a Euronext. Ela surgiu no ano 2000 a partir de uma fusão de bolsa de bolsas de Amsterdã, Bruxelas e Paris e, anos depois, adquiriu a bolsa de valores de Portugal e a Bolsa Internacional de Futuros Financeiros e Opções (LIFFE) de Londres. Seu valor de mercado de companhias listadas é de 3,6 trilhões de dólares.

Por que ficar de olho nas maiores bolsas de valores do mundo

Agora que você já sabe quais são as maiores bolsas de valores do mundo, deve ficar de olho nelas. De maneira geral, elas refletem o desempenho do mercado financeiro ao redor do globo a partir de seus índices. 

Bolsas em queda são sinônimo de desânimo e incerteza entre investidores no mundo. Por outro lado, bolsas em alta indicam que o mercado está aquecido, e os investidores, confiantes.

Então, acompanhar os números é essencial para compreender o cenário financeiro e gerenciar os seus investimentos, identificando oportunidades de compra e venda de ativos. Nesse caso, além de ficar atento às maiores bolsas internacionais, você deve observar os números da B3, a bolsa de valores brasileiras.

E aí, gostou de conhecer as maiores bolsas de valores do mundo? Se as dicas deste artigo foram úteis para você, compartilhe. E, para viajar cada vez mais e melhor, confira as principais dicas de finanças e investimentos para viagem.

Compartilhar

Deixe uma resposta