Mapa Do Mundo Para Viajantes: comece sua viagem por aqui

Já pensou em partir do Mapa do Mundo para planejar sua próxima viagem

Hoje em dia, isso é possível, pois ele está literalmente ao alcance dos seus dedos. 

Com apenas alguns cliques, você pode planejar viagens completas que vão desde aventuras pela savana africana a luxuosos hotéis em meio às antigas civilizações europeias.

Se você é apaixonado por viagens, as opções são tantas, que fica até difícil decidir qual o próximo destino no mapa do mundo.

Meditar em Bali ou curtir uma praia na costa do Panamá?

Esquiar em Bariloche ou fazer um mochilão pela Europa?

Visitar o Taj Mahal ou enlouquecer em Las Vegas?

Não importa qual é o seu perfil de viajante: separamos aqui algumas dicas valiosas que vão ajudar você a escolher o melhor destino e tomar alguns cuidados básicos sempre que bater aquela vontade incontrolável de fazer uma viagem. 

Claro que explorar o mapa do mundo é uma ótima oportunidade para tentar coisas novas, e talvez seja a hora certa de exercitar o seu lado espontâneo e criativo. 

Mas é fundamental ter um plano: lembre-se de que você está longe de casa e imerso em outra cultura.

Então, pode até ser que você decida mudar alguns planos na última hora, mas não deixe de ter um roteiro fixo em primeiro lugar. 

Afinal, quando se trata de viagens, planejamento é tudo — e nada melhor do que fazer uma pesquisa sobre o destino para onde você quer viajar.

Mas não se preocupe: com o nosso Mapa do Mundo, vamos dar dicas incríveis para escolher a viagem dos seus sonhos

Bom, pelo menos a próxima viagem dos seus (muitos) sonhos.

Vamos começar?

Como é o Mapa do Mundo

Você já deve ter visto diversas vezes aquela imagem clássica do mapa-múndi: uma representação cartográfica que mostra o globo terrestre em 2D.

Mapa do Mundo: por onde você vai começar sua próxima viagem?

No mapa do mundo, podemos ver continentes, ilhas e países divididos em estados, com indicação de algumas cidades (geralmente as capitais), além de oceanos e mares.

Mas você sabia que a Terra não é uma esfera perfeita? 

Na verdade, se compararmos com um objeto, o planeta se assemelha a uma abóbora, já que tem os polos (norte e sul) achatados. 

Já quanto à distribuição dos cinco continentes no mapa do mundo, temos os continentes americanos (América do Norte, Central e do Sul) à direita do mapa, os continentes europeu e africano ao centro, e a Ásia à direita. 

A Oceania está um pouco mais ao sul e à direita, e, assim como as Américas, é um continente isolado por oceanos ao redor.

Breve história do Mapa do Mundo

Você já parou para pensar na origem do mapa do mundo como ele é hoje?

O primeiro registro é do cartógrafo alemão Martin Waldseemüller (1475-1522) e remonta ao início do século 16.

O mapa foi produzido 15 anos depois da chegada dos europeus ao continente americano e ficou conhecido inicialmente como Cosmografia Universal.

Desse mapa do mundo, foram reproduzidas apenas mil cópias — afinal, nessa época o processo era todo manual.

Porém, mesmo depois de tanto tempo, ainda existe uma cópia do mapa de Waldseemüller: em 2012, foi encontrada na Alemanha uma versão mantida em uma caixa desde a Segunda Guerra Mundial.

Hoje, ele é mantido na Biblioteca do Congresso norte-americano em Washington D.C., e está disponível para visitação.

Mapa do mundo para viajantes: continentes e países

Durante séculos, viajar era exclusividade dos exploradores de terras longínquas e de famílias mais abastadas que tinham a possibilidade de enviar seus filhos para estudar nas melhores universidades. 

Hoje o mapa do mundo está nas suas mãos.

Com a facilidade do acesso à informação e o surgimento de meios de locomoção cada vez mais rápidos, viajar se tornou uma atividade comum: seja para descansar e sair da rotina nas férias ou para viver novas experiências e explorar outras culturas.

Como resultado, quem ama viajar frequentemente se depara com aquela dúvida: para onde programar a próxima aventura? 

Afinal, agora podemos escolher exatamente para onde queremos ir, de acordo com nossas preferências.

Logo, uma ótima forma de começar a planejar essa viagem é conhecer melhor o nosso mapa-múndi — e ir afunilando as opções a partir daí.

Por isso, preparamos um tour exclusivo pelos cinco continentes, para você decidir qual tem mais a sua cara e combina mais com o seu perfil neste momento. 

Preparado para embarcar nessa jornada pelo mapa do mundo?

Europa

O mapa da Europa conta com inúmeros destinos turísticos superfamosos e é um continente praticamente obrigatório para quem gosta de viajar.

Por ser berço de civilizações antigas com uma história muito bem preservada, lá você pode visitar as mais antigas construções como palácios e catedrais, e os museus mais completos.

Ou seja: um prato cheio para quem aprecia história.

Outra característica marcante no continente europeu são as diversas culturas e línguas encontradas ao cruzar as fronteiras entre países.

Os cinco países favoritos dos viajantes que vão à Europa são Itália, França, Holanda, Espanha e Turquia.

Veja um pouco mais sobre cada um deles abaixo.

Itália

A Itália é um dos países mais facilmente identificáveis no mapa do mundo, graças ao seu formato de bota.

E trata-se também de um dos destinos mais cobiçados.2

Poucos países podem competir com as atrações encontradas no mapa da Itália

Da cultura à gastronomia, suas origens clássicas e tradições conquistam visitantes com os mais diversos perfis.

O curioso sobre a Itália é que, apesar de ter se tornado uma das dez maiores economias do mundo depois da Segunda Guerra Mundial, o país conserva seus costumes como poucos. 

Por isso, se for à Itália, não se esqueça de reservar um tempo para conhecer cada uma das suas versões, pois é impossível compreender o verdadeiro espírito italiano visitando apenas a capital. 

França

Quando pensamos em uma viagem à França, o primeiro lugar que vem à mente é a romântica Paris

A capital francesa tem muitos encantos, mas existem outras regiões no país que podem oferecer experiências inesquecíveis.

Seja para provar queijos, vinhos ou visitar belas paisagens, vale a pena conhecer outras cidades como Lyon, Bordeaux e Borgonha.

E mesmo a partir da Cidade da Luz, é possível fazer viagens curtas de trem e explorar as 12 cidades que ficam em seus arredores.

Em Giverny, por exemplo, estão instalados os belos Jardins de Monet — um verdadeiro tesouro oculto nos arredores de Paris. 

Holanda

Van Gogh, tulipas, bicicletas, coffee shops e liberdade: se fosse para resumir o país em poucas palavras, essas seriam perfeitas para descrever a experiência de visitar a Holanda. 

Se você é do tipo que aprecia a segurança e a liberdade, certamente a Holanda vai fazer a sua cabeça.

Conhecido por sua tolerância e leis progressistas, o país está entre os mais liberais em relação a assuntos que no resto do mundo ainda são tabu.

Espanha

O país, localizado na Península Ibérica, tem como capital Madrid, um dos principais destinos dos visitantes. 

Seus principais atrativos são os museus e prédios históricos, que convivem em harmonia com a efervescência urbana. 

Outra cidade bastante visitada é a bela Barcelona, localizada na costa leste e conhecida pelo centro histórico, ciclovias e praias.

Mas a Espanha também oferece excelentes destinos menos conhecidos, como La Rioja, no norte do país, onde são produzidos os vinhos espanhóis.

Próximo à cidade natal de Picasso, na costa sul, fica a Costa del Sol, onde estão os grandes hotéis e resorts.

África

Se você tem um espírito aventureiro e quer fugir dos destinos turísticos mais tradicionais no mapa do mundo, com certeza já cogitou visitar o continente africano.

Uma viagem à África vem acompanhada de experiências riquíssimas e uma imersão cultural incrível, mas também exige um bom planejamento.

É importante dar atenção especial às línguas faladas em cada país, e também à documentação exigida. 

Confira abaixo os principais países visitados nas terras africanas.

África do Sul

Principal destino buscado por aqueles que vão ao continente africano, a África do Sul é conhecida tanto por seu grau de desenvolvimento quanto pela diversidade de sua cultura, fauna e flora.

Para ter uma ideia de sua riqueza cultural, o país tem onze línguas oficiais faladas em seu território.

Mas fique tranquilo: o inglês é a língua predominante no universo do turismo, comércio e ciência.

As atrações turísticas mais populares no país são o ecoturismo e os safáris fotográficos.

Moçambique

Situado no nordeste da África, Moçambique tem aproximadamente 30 milhões de habitantes e sua economia é baseada na agricultura. 

Mas esse cenário vem mudando: nos últimos anos o país tem investido cada vez mais em turismo.

Apesar de possuir um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo, sua economia recebe investimentos de países como Brasil, Portugal e a África do Sul.

Atenção para este importante atrativo para os brasileiros: apesar de não ser a mais praticada, a língua oficial é o português.

Além disso, você vai ficar encantado com as belezas naturais, principalmente em destinos populares como o Arquipélago de Bazaruto e o Parque Nacional da Gorongosa.

Marrocos

Situado no Norte da África, o Marrocos é conhecido por ser o ponto africano mais próximo ao continente europeu, separado apenas pelo estreito de Gibraltar.

Na verdade, se você estiver visitando o sul da Espanha, é possível pegar um ferry boat diretamente de Málaga para o Marrocos.

O turismo é a atividade mais importante e geralmente é voltado para a cultura e a história do país, como a visita ao Deserto do Saara ou à Mesquita Hassan II, em Casablanca.

Egito

Situado no norte da África, o Egito é um país privilegiado no que diz respeito à localização. 

Além de fazer fronteira com Sudão, Líbia, Israel e a própria Faixa de Gaza, seu território ainda é banhado pelo Mar Vermelho e o pelo Mar Mediterrâneo.

Não é necessário dizer que as pirâmides são seus principais atrativos para os turistas que visitam o país.

Afinal, as Grandes Pirâmides são consideradas uma das sete maravilhas do mundo desde a antiguidade.

Américas

Quem vive na América tem uma visão muito clara de que esse continente, na verdade, está dividido em três partes — cada uma com suas peculiaridades. 

Inclusive, a terra descoberta por Cristóvão Colombo é a única que cruza os dois trópicos e também o Equador, englobando uma grande riqueza de culturas, línguas e paisagens. 

Vamos fazer um tour pelo mapa das Américas?

Canadá

É verdade que, quando pensamos em América do Norte, nem sempre nos lembramos do Canadá.

Mas esse país tem atraído um número crescente de turistas e residentes, graças a um dos melhores índices de qualidade de vida do mundo e suas belezas naturais.

O território canadense oferece desde belas paisagens com seus grandes lagos e cataratas nos arredores de Niagara Falls, até cidades superdesenvolvidas como Quebec e Toronto —  passando pela efervescência cultural na moderna Vancouver. 

Já as línguas faladas no país são o francês e o inglês.

E se você ouviu falar que o inverno é muito rigoroso, não se preocupe: as cidades são totalmente adaptadas ao clima.

Costa Rica

Some a tranquilidade da areia claríssima, mar azul e coqueiros a perder de vista a uma vida noturna agitada, repleta de bares e restaurantes, e você poderá se imaginar na Costa Rica.

Mas se você prefere subir montanhas e visitar vulcões, não tem problema: o país também oferece essa opção. 

E as vantagens de conhecer o berço da cultura maia não param por aí: assim como os demais países da América Central, a Costa Rica não exige visto dos turistas brasileiros.

Argentina

A capital argentina é famosa pelos espetáculos de tango, cultura do futebol e por sua parrillada, é claro.

Mas Buenos Aires oferece ainda uma bela arquitetura e tem diversos pontos turísticos, como parques, restaurantes e uma vida noturna agitada. 

Conhecida por ser o primeiro destino de brasileiros no exterior, a Argentina tem atrativos que vão além dos encantos da capital.

Ao norte, temos a gelada Patagônia e sua fauna e flora únicas. 

No interior, os famosos vinhos de Mendoza.

E ao sul, a Tierra del Fuego, de onde saem embarcações que vão até o Polo Sul.

Ou seja: é um destino completo para românticos e aventureiros.

Ásia

O maior e mais povoado continente do nosso mapa do mundo também é um dos mais ecléticos. 

De países modernos e potências econômicas a refúgios espirituais, a Ásia tem sido um destino crescente de turistas do mundo todo — principalmente da Europa. 

Vamos explorar um pouco melhor essa região. 

China

Definir um roteiro pela China não é tarefa fácil, pois estamos falando do maior país do mundo, tanto em população quanto em território.

A capital Pequim combina arquitetura moderna e locais históricos, como o complexo de palácios da Cidade Proibida e a Praça da Paz Celestial. 

Já Xangai é um centro financeiro internacional, repleto de arranha-céus.

Um ponto que não pode passar despercebido é a grande Muralha da China, que corta a região norte do país.

Então, se você planeja conhecer esse gigante, é melhor reservar um bom tempo. 

Tailândia

Referência na dança, arte e gastronomia, a Tailândia é conhecida por suas belas praias tropicais, palácios suntuosos e sabores peculiares.

Apesar de tantos atrativos, é importante lembrar que o país tem hábitos muito diferentes dos nossos.

Logo, é importante fazer uma boa pesquisa sobre sua cultura, religião, língua e até vacinas necessárias antes de visitar esse paraíso.

Afinal, imprevistos como ficar doente ou indisposto poderiam fazer da sua viagem um verdadeiro pesadelo.

Coreia do Sul

Apesar de fazer fronteira com a militarizada Coreia do Norte, a Coreia do Sul é conhecida por suas belas colinas verdes, templos budistas e cerejeiras em flor. 

Seul é a capital do país, e também um centro tecnológico muito desenvolvido.

Busan, a segunda maior cidade, tem um famoso mercado de peixes e vilarejos charmosos.

Já Gyeongju, uma antiga cidade histórica, abriga tradicionais centros budistas, museus e parques.

Outro destino comum é a Ilha de Jeju, um paraíso selvagem que conta com lagos, cachoeiras e montanhas — não à toa, a principal escolha dos coreanos em lua-de-mel.

Oceania

A Oceania reúne no mesmo continente alguns dos países mais desenvolvidos do mundo e uma das populações indígenas mais preservadas até os dias atuais. 

Apesar disso, o idioma mais falado é o inglês, mas em alguns países também se fala francês e dialetos locais.

Além de apresentar altos indicadores socioeconômicos de renda per capita e IDH, a Oceania apresenta baixos índices de mortalidade infantil, grande expectativa de vida e um número reduzido de analfabetismo.

Conheça um pouco mais sobre essa grande ilha-continente. 

Austrália

Apesar de ser uma ex-colônia britânica, a Austrália tem muito em comum com o Brasil quando pensamos em invernos pouco rigorosos e nas belas paisagens e praias.

Por isso mesmo, um número considerável de brasileiros elegeu esse país longínquo para viver.

Conhecida como a terra do canguru, é uma das nações mais ricas do mundo e sua natureza exuberante atrai turistas que querem desfrutar de seu elegante e despojado estilo de vida.

Nova Zelândia

Esse país que é dividido em duas grandes ilhas, Norte e Sul, tem um tamanho similar ao estado do Rio Grande do Sul.

Conhecida por seu alto IDH, a Nova Zelândia mantém viva a tradição aborígene de seus povos nativos e oferece um excelente turismo de aventura aos visitantes.

O destaque fica para as belas paisagens que vão de vulcões a glaciações.

Indonésia

Esse adorável país é composto por mais de 17 mil ilhas.

A mais famosa delas, Bali, tem belas paisagens naturais, gastronomia pitoresca e um povo muito acolhedor.

O país é também conhecido pelo valor acessível para o turismo, além de inúmeros templos e retiros buscados pelos mais espiritualizados.

E para te convencer de vez a conhecer esse país, saiba que não é exigido nenhum visto para os turistas que ficam até 30 dias. 

Explore o mapa do mundo

Se você já se aventurou por algum — ou alguns — desses cinco continentes do mapa do mundo, sabe que sempre voltamos diferentes de uma viagem. 

Afinal, nada melhor do que lembrar dos bons momentos em terras distantes e encher nossa memória de momentos únicos.

Seja uma noite em meio ao plâncton luminoso do Camboja, ou uma espumante a dois em um hotel luxuoso, as experiências vividas em uma viagem são sempre inesquecíveis.

E o mais importante: são emoções, conhecimentos, sentimentos e aventuras que ficarão com você para sempre.

Nesse momento, você deve estar ansioso para planejar a sua próxima viagem e fazer as malas.

Para isso, conte sempre com o portal Mapa do Mundo, onde você poderá encontrar as melhores dicas de destinos e guias completos para tornar a sua viagem ainda mais incrível.

Então, em qual ponto do nosso mapa você vai aterrissar dessa vez?

Deixe seu comentário contando sobre seus planos. 

Compartilhar

Deixe uma resposta