Melhores Universidades do Mundo: Top 8 e Dicas Para Escolher

Quer descobrir quais são as melhores universidades do mundo para fazer um intercâmbio?

Então, saiba que existem muitas opções para você escolher.

Estudar em instituições consagradas internacionalmente é uma forma de aprimorar o currículo, adquirir qualificação e aprender com os melhores professores.

De acordo com rankings divulgados todo ano, as melhores universidades do mundo ficam nos Estados Unidos e na Europa.

Para facilitar a escolha, neste guia, listamos as oito melhores universidades do mundo e dicas para escolher a sua. Confira.

8 melhores universidades do mundo

Existem diferentes rankings das melhores universidades do mundo, que levam em conta fatores de avaliação específicos.

Dois deles que são reconhecidos consistem no ranking da Quacquarelli Symonds e o The Times Higher Education — ambos já com listas de 2020.

A partir dessas listas, apresentamos abaixo as oito universidades que aparecem entre as variações de seis melhores do mundo. Confira:

Universidade de Oxford

Foto: delfi de la Rua

Primeira universidade de língua inglesa do mundo, a Universidade de Oxford fica na Inglaterra e possui cerca de 22 mil alunos.

Não se sabe exatamente de quando é sua origem, mas acredita-se que ela foi criada no início do século 11.

Atualmente, ela possui 44 faculdades e salas, além do maior sistema de bibliotecas do Reino Unido.

Caltech

Outra universidade de destaque internacional é a California Institute of Technology, conhecida como Caltech e fundada em 1891.

Trata-se de um centro de pesquisa em ciências naturais e engenharia e fica na cidade de Pasadena, nos Estados unidos. 

A universidade possui um grupo seleto de alunos, o que torna o processo de admissão competitivo. 

Universidade de Cambridge

Foto: Vadim Sherbakov

Fundada e 1209 na Inglaterra, a Universidade de Cambridge é dividida em 31 faculdades autônomas e já foi a instituição de grandes cientistas, como Isaac Newton, Charles Darwin e Francis Bacon. 

Hoje ela atende mais de 18 mil estudantes de todas as culturas e cantos do mundo.

Aproximadamente 4 mil estudantes são internacionais, vindo de 120 países diferentes.

Universidade de Stanford

A Universidade de Stanford fica localizada no centro do Vale do Silício, em Palo Alto, na Califórnia.

Nela, estudaram grandes empreendedores na área de tecnologia: hoje ela é sede do Yahoo, Google e Hewlett-Packard, por exemplo.

A instituição possui mais de 16 mil estudantes e recebe alunos de mais de 90 países do globo. 

MIT

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts fica localizado na cidade de Cambridge, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos.

A instituição é referência internacional em ciências exatas e biológicas e reivindica 85 laureados ao Prêmio Nobel. 

Atualmente o MIT é dividido em cinco escolas: arquitetura e planejamento, engenharia, humanidades, artes e ciências sociais e administração e ciência. 

Universidade de Princeton

Uma das universidades mais antigas dos Estados Unidos, Princeton fica localizada no estado de Nova Jersey.

Para intercambistas, além de estudar em uma instituição aclamada internacionalmente, há vantagem de a universidade oferecer acomodação para os universitários — 98% deles vivem no campus.

Mas é uma universidade menor, pois atende pouco menos de 10 mil alunos.

Universidade de Harvard

Localizada na cidade de Cambridge, no estado de Massachusetts, a Universidade de Harvard é a mais antiga dos Estados Unidos  — foi fundada em 1636.

Ganhadores do Prêmio Nobel estudaram na instituição, como Martin Karplus e Alvin Roth, além de ter sido a casa de presidentes americanos, como Barack Obama e George W. Bush.

Também é uma universidade com estrutura de destaque: a faculdade de medicina, por exemplo, está conectada a 10 hospitais. 

ETHZ Zurich

O Instituto Federal de Tecnologia de Zurique é uma universidade suíça que existe desde 1855, e hoje é considerada como uma das mais premiadas instituições nas áreas de ciências e tecnologia.

A universidade possui 16 departamentos, que promovem pesquisas acadêmicas interdisciplinares, e combina teoria com aplicações práticas na metodologia de ensino. 

A maioria dos programas baseia-se fortemente em fundamentos matemáticos.

Rankings de melhores universidades do mundo

Agora que você conhece oito instituições que são consideradas como as melhores universidades do mundo, é hora de fazer o seu próprio mapeamento. 

O primeiro passo é ficar de olho nos rankings universitários, que são lançados anualmente. 

Eles utilizam diferentes critérios para listar as melhores universidades do mundo e servem como um ponto de partida para o estudante escolher a instituição ideal para si. 

Assim, fica mais fácil avaliar a reputação da universidade antes de se inscrever em um curso de graduação, pós-graduação ou até mesmo de extensão. 

Mas os rankings devem servir como um mapeamento inicial. 

Como eles utilizam critérios específicos, outros fatores positivos das universidades podem ser deixados de lado, como o oferecimento de bolsas, por exemplo.

E ainda existe a possibilidade de uma universidade ser melhor em uma determinada área do conhecimento, o que requer uma análise considerando as suas necessidades.

Como escolher a universidade para o intercâmbio

Antes de começar a sua pesquisa pela melhor universidade, fique atento a algumas dicas rápidas que podem facilitar a escolha:

Avalie a reputação da universidade na área do seu curso

Essa avaliação é essencial para identificar, entre as melhores universidades do mundo, qual é a mais adequada para a sua área, oferecendo o currículo mais consistente ou linhas de pesquisa que têm relação com que o você deseja estudar.

Identifique a preferência por região para morar

Se o curso que você busca é de longa duração, como graduação, mestrado ou doutorado, vale levar em conta a sua preferência por uma região ou país específicos.

Quer morar em um país da Europa? Nos Estados Unidos? 

Lembre-se de que morar fora exige adaptação, então, o ideal é escolher um destino no qual você tenha interesse  — ou até mesmo proficiência na língua.

Mapeie os custos envolvidos

Claro que os gastos necessários também pesam na escolha, pois você deve escolher um curso que esteja dentro do orçamento.

Verifique quais universidades oferecem bolsas de estudo, alojamentos ou outros benefícios que reduzam os custos no fim do mês. 

Planeje o seu intercâmbio financeiramente para garantir a tranquilidade e a segurança necessárias ao morar fora.

E aí, gostou de conhecer as melhores universidades do mundo?

Se as dicas deste artigo foram úteis de alguma forma, deixe um comentário abaixo sua opinião e eventuais dúvidas sobre intercâmbio.

Deixe uma resposta