No berço do Brasil: conheça os principais pontos turísticos de Porto Seguro

A Bahia mistura agito, calmaria, natureza, arte e história. E no sul do estado, os pontos turísticos de Porto Seguro traduzem bem a essência do nordeste. O local de chegada dos portugueses no Brasil, em 1500, é uma excelente opção de destino para as suas férias. Lá você vai encontrar belas praias, museus e monumentos históricos.

Quer descobrir um pouco mais sobre a cidade antes de montar seu roteiro? Então veja, a seguir, nossa seleção dos principais pontos turísticos de Porto Seguro. 😉

Porto Seguro
Porto Seguro foi o ponto de entrada dos colonizadores portugueses no Brasil. Foto: iStock, Getty Images

Top 4 pontos turísticos de Porto Seguro

O berço do Brasil, além de praias paradisíacas, guarda várias opções de passeios para os visitantes. Confira nosso top 4 pontos turísticos para o seu itinerário em Porto Seguro:

1. Centro Histórico

Centro Histórico de Porto Seguro
Centro Histórico de Porto Seguro mantém traços do período colonial. Foto: iStock, Getty Images

Não há dúvidas de que o centro histórico de Porto Seguro é ponto de partida para quem deseja explorar a história do Brasil. A região, tombada como patrimônio histórico, abriga o Marco Zero do Descobrimento (vindo de Portugal em 1503). Um símbolo do poder da coroa portuguesa sobre as terras no período.

A região central da cidade também abriga um farol, perfeito para tirar belas fotos, além de charmosas casinhas em estilo colonial e igrejas como a Matriz Nossa Senhora da Pena e a Igreja Senhor dos Passos. Nos arredores, o visitante ainda pode comprar algum souvenir nas lojinhas.

2. Passarela do Álcool

Passarela do Álcool
Passarela do Álcool reúne feiras, bares e restaurantes. Foto: Divulgação

Este é um dos principais pontos turísticos de Porto Seguro. Pelo nome, você já pode ter uma ideia: a Passarela do Álcool é o destino imbatível à noite. Por lá, é possível encontrar um mix de restaurantes, barracas de artesanato e bares. Pratos como casquinha de siri, camarão na moranga e filé de peixe grelhado são algumas das principais ofertas gastronômicas na região.  

3. Museu de Porto Seguro

Museu de Porto Seguro
Museu de Porto Seguro transporta o visitante ao Brasil Colônia. Foto: iStock, Getty Images

O Museu de Porto Seguro, na verdade, é uma antiga cadeia, que hoje abriga exposições que remetem à chegada dos portugueses no Brasil. No local, há uma exposição que retrata a vida dos indígenas no Brasil antes da chegada dos europeus – inclusive com artefatos utilizados pelas tribos.

Para se transportar direto ao passado, no subsolo do edifício, o visitante pode conhecer a antiga sala utilizada como depósito e cadeia, que abrigava os presos no período. Um prato cheio para quem gosta de história.

Endereço: Praça Central da Cidade Histórica, Porto Seguro, Bahia 45810-000, Brasil

Entrada: R$ 6,00

Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Domingos das 8h30 às 12h.

4. Ilha dos Aquários

Ilha dos Aquários
Ilha dos Aquários reúne espetáculos e atrações em sextas-feiras. Foto: Divulgação

Para a sexta-feira, conhecer a Ilha das Aquários pode ser o programa ideal. Entre Arraial e Porto Seguro, além de um cenário incrível, ela abriga vários bares e restaurantes com shows e DJs. Espetáculos infantis também entram na programação para animar as crianças.

Endereço: Foz do Rio Buranhém, s/n – Arraial d’Ajuda, Porto Seguro – BA, 45810-000

Entrada: R$ 65

Funcionamento: somente em sextas-feiras, das 18h às 4h

Explore as principais praias de Porto Seguro

Porto Seguro é um destino completo quando o assunto são praias. Há opções democráticas, tanto para quem está atrás de agito, quanto para quem só quer um recanto de sossego.

Se você quer descobrir o point da paquera, a dica é passar o dia em Taperapuã, a cerca de 7 km do centro. Lá você vai encontrar barracas com música, que têm palcos para shows e, eventualmente, até espetáculos com dançarinos e humoristas. Burburinho não falta.

Já se a viagem for em família, a dica é rumar para Santa Cruz Cabrália e conhecer Mutá (a 10 km do centro) e Coroa Vermelha (14 km do centro), praias cercadas de natureza, com faixas de areia estreitas e águas claras e calmas. O cenário ideal para as crianças.

No naipe de praias de Porto Seguro e região, ainda é possível citar opções como Itacimirim, com direito a muito axé e petiscos à beira mar, Curuípe, protegida por recifes, com águas calmas e refrescantes e Ponta Grande, perfeita para uma aventura de lancha ou banana boat.

Viu só como a lista de atrativos é extensa? Gostou de conhecer os principais pontos turísticos de Porto Seguro? Quais você pretende visitar? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários. 😎

Deixe uma resposta