- Maiores bolsas de valores do mundo: curiosidades e características - 3 de julho de 2020
- Mapa Do Mundo Para Viajantes: comece sua viagem por aqui - 4 de outubro de 2019
- 5 cursos de pós-graduação nos Estados Unidos - 18 de março de 2019
Uma das festas mais tradicionais da Europa, o São João do Porto é inesquecível para qualquer pessoa.
Não é à toa que o evento reúne os portuenses e turistas de vários cantos do mundo, deixando as ruas apinhadas de gente naquela é conhecida como “a noite mais longa do ano”.
Tradições, comida boa e fogos de artifício são alguns dos elementos que tornam essa festa tão especial.
Todos os anos, o São João do Porto ocorre nos dias 23 e 24 de junho.
Quer saber mais sobre a festa? Confira nossas dicas!

As tradições do São João do Porto
Tradição é o que não falta no São João do Porto. A cidade do Porto fica toda colorida, repleta de bandeirinhas nas casas, e o clima de animação toma conta de quem estiver por lá nessa época do ano.
A festa, que é a mais esperada pelos portuenses, intercambistas e turistas, envolve várias curiosidades. Não se assuste se você receber uma martelada na cabeça nas ruas.
É que esse é justamente o hábito da festa: as pessoas carregam consigo martelos de plástico para que possam dar marteladas amigáveis nos outros.
Cada martelada, segundo a tradição, dá sorte para quem a recebe. Uma versão mais antiga do costume manda dar a “martelada” com uma flor de alho-poró.
A festa inicia no dia 23. À tarde, já é possível sentir o cheiro de sardinha assada no ar. O costume é comer o peixe com broa de milho. A cada esquina, há barraquinhas vendendo o alimento.
As pessoas circulam pelo centro da cidade até chegarem à Ribeira, o maior ponto turístico da cidade, que abriga a famosa ponte Dom Luís I.
Enquanto aguardam o momento mais esperado, a queima de fogos de artifício, as pessoas dedicam-se a lançarem balões juninos no céu. O cenário fica deslumbrante. São tantos balões que o céu parece estar recheado de estrelas.
Então, à meia-noite do dia 23, ocorre o show de fogos sobre o Rio Douro, espetáculo que é acompanhado de música. Impossível não se emocionar!
Após a queima de fogos, a tradição é ir até a Foz do Rio Douro, uma caminhada de cerca de seis quilômetros da Ribeira. Nessa praia, as pessoas curtem a festa e aguardam pelo pôr do sol.
Mas essa não é a única opção. Para quem gosta de música, ocorrem shows durante toda a noite na Avenida dos Aliados, que fica perto da Ribeira.
Pensa que acabou? Claro que não! Todo o mês de junho é dedicado ao São João. Por isso, na cidade, você encontrará uma programação especial, que inclui mercados de rua, bailes e oficinas.
Em pleno verão europeu, essa é a melhor época para visitar o Porto.
Dicas para curtir o São João do Porto
Na noite de São João, a Ribeira fica abarrotada de pessoas. Por isso, a dica é ir cedo até lá, já no início da tarde, a fim de garantir um local privilegiado para assistir aos fogos de artifício.
Para quem prefere um clima mais tranquilo, há outras opções para ver o espetáculo: na Catedral da Sé do Porto ou, então, em Vila Nova de Gaia, na margem oposta do Rio Douro. Independente da escolha, a diversão é garantida.
E se você quiser entrar no clima da brincadeira, garanta o seu martelo de plástico ou alho-poró com antecedência. No dia da festa, provavelmente, eles estarão esgotados nas lojas.
Confira as estações de metrô mais próximas da Ribeira:
- Trindade (todas as linhas)
- São Bento (linha D: Hospital São João/Santo Ovídio)
- Jardim do Morro (linha D: Hospital São João/Santo Ovídio).
Texto: Mariana Blauth
E aí, já foi a alguma edição do São João do Porto ou está montando um roteiro em Portugal? Deixe um comentário abaixo!