- Quais são os documentos necessários para tirar passaporte – e como reunir todos - 10 de dezembro de 2019
- O Que Fazer Em Gramado Com Crianças: Passeios Imperdíveis - 12 de novembro de 2019
- Gramado 2020: Quando Visitar, Novidades e Programação - 12 de novembro de 2019
É fã de futebol e vai visitar a cidade do Porto? Então, entre um ponto turístico e outro, certifique-se de fazer um tour no Estádio do Dragão, casa do Futebol Clube do Porto. O nome imponente desse templo do esporte faz jus ao que o viajante encontra lá dentro: um estádio moderno e organizado, que recepciona muito bem seus torcedores e turistas. ⚽️
Inaugurado em 2003, o Estádio do Dragão é classificado como 5 estrelas pela UEFA e tem capacidade para 50.035 espectadores. Fica na área oriental da cidade do Porto, mas é completamente acessível de qualquer parte da metrópole. Se você pegar o metrô, basta parar em uma estação identificada com o nome do estádio, que faz você sair bem ao lado dele.
Mas o que realmente faz valer uma visita à casa de um time com o qual você talvez nem se identifique muito? É o que vamos mostrar a seguir. ????

Por que fazer um tour no Estádio do Dragão?
Os torcedores do FC Porto são apaixonados. Some isso a uma gestão de excelência e investimentos certeiros. O resultado é um time que cresceu significativamente na Europa, foi morada de diversos nomes campeões do mundo e, claro, se consolidou. É um pouquinho dessa história, de deixar qualquer fã de futebol com os pelinhos arrepiados na nuca, que o Estádio do Dragão exprime.
No local, os visitantes são muito bem acolhidos e convidados a conhecer toda a estrutura multifuncional do templo esportivo do Porto, além de sua arquitetura ecologicamente correta. O estádio acumula prêmios de gestão ambiental. E, para explorar cada cantinho, a dica é fazer uma visita guiada que passa por todas as dependências do Dragão.
Se você quiser ir a fundo na história do clube, a sugestão é comprar um ticket que dá acesso também ao Museu do Clube do Porto, que fica dentro do estádio. Não é um daqueles museus entediantes, muito pelo contrário: além de coleções de troféus, ele conta com diversos recursos interativos.
Painéis multimídia, telões, fones de ouvido, hologramas…a história desde a fundação do clube até suas atuais conquistas ganha vida no acervo e emociona os visitantes. ????
Visita guiada no Estádio do Dragão
No tour, para nós, brasileiros, não há problema nenhum quanto ao idioma: sempre há um guia disponível que fala português. Ele conduz os visitantes e conta cada detalhe sobre a história do Dragão. Lembra, por exemplo, que ali foi a estreia de Messi pelo Barcelona – justo no jogo que marcou a inauguração do estádio em 2003.
Além de passar pelos vestiários e sala de imprensa, em um caminho todo decorado com quadros enormes que abrigam fotos de importantes momentos da história do clube, o tour permite que o visitante conheça a área mais nobre do Dragão: os camarotes presidenciais. É de lá que os dirigentes acompanham os jogos.
Do alto, é possível ter uma visão panorâmica do estádio e o visitante pode até sentar em sua cadeira mais ilustre, a de número 22, pertencente ao presidente do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa. Trata-se de um dos locais mais bacanas para tirar fotos de recordação.
Por fim, o tour ainda passa pelo gramado – de onde você pode ter um gostinho da sensação de estar em campo.
Passeio pelo Museu do FC Porto

Ao visitar o acervo, a dica é observar com calma e usufruir dos recursos. A entrada é constituída por uma linha do tempo cuidadosamente montada, que reconta a história da fundação do FC Porto e passa pelos primeiros desafios encontrados por ele, em meio à ditadura de Salazar e a II Guerra Mundial.
Telões que exibem gols e vitórias, uniformes, taças e até mesmo estátuas de jogadores também ajudam a traçar a história do FC Porto. Por lá, você vai se deparar com alguns nomes conhecidos no Brasil, que já tiveram passagem no clube – Hulk e Jardel são alguns dos homenageados.
As dependências do museu são enormes, então vá com calma e disposição. É preciso, no mínimo, duas horas se você quiser observar bem cada detalhe. Mas pode crer que vale a pena. ????

Dicas para o tour no Estádio do Dragão
O Estádio do Dragão oferece visitas guiadas diariamente, mais ou menos a cada 30 minutos. Em segundas-feiras, elas ocorrem entre 14h30 e 19h. De terças a domingos, elas acontecem das 10h às 19h.
É bom chegar com um pouco de antecedência, para comprar seu ticket com tranquilidade. Lá também há uma lojinha oficial com vários artigos do clube e um café, que você pode explorar enquanto aguarda o início da visita.
Valores:
Tour pelo estádio
Adulto: 8 euros
Criança: (5-16 anos): 5 euros
Criança: (0-4 anos): gratuito
Sênior: (maior de 64 anos): 6 euros
Tour pelo estádio + museu
Adulto: 15 euros
Criança: (5-16 anos): 10 euros
Criança: (0-4 anos): gratuito
Sênior: (maior de 64 anos): 12 euros
E aí, curtiu as dicas para um tour no Estádio do Dragão? Tem vontade de conhecer esse charmoso templo esportivo? Comente. ????
Texto: Rafaela Kich, Mapa do Mundo