- Mundo a Vapor em Canela: Atrações, Ingressos e Como Visitar em 2020 - 18 de outubro de 2019
- Parada de Natal em Gramado: Datas e Como Assistir em 2020 - 8 de outubro de 2019
- Restaurantes de Gramado: 18 Melhores Lugares Para Conhecer - 3 de outubro de 2019
O turismo em Praga é uma opção imperdível para quem está pensando em fazer roteiro pelo leste europeu.
A capital da República Checa oferece atrações incríveis, história fascinante e preços bem razoáveis para os padrões europeus.
Por isso, nos acompanhe em um passeio pela cidade e conheça as principais atrações e dicas de turismo em Praga.
Você vai ver logo que está prestes a descobrir uma das mais belas capitais do velho continente.
Atrações para o turismo em Praga

Praga, ou “Prarra”, como dizem os próprios checos, é tão rica de atrações e passeios que a cada esquina você encontra um novo ponto turístico. Ter um roteiro em Praga é altamente recomendado, principalmente se você não dispõe de muito tempo.
Aliás, no mínimo 3 ou 4 dias para conhecer a cidade, viu? E fique avisado que ainda sim você vai embora de coração partido por não ter visto tudo.
Bom, vamos lá: você gosta de castelos? Nossa primeira dica é um dos mais famosos da Europa.
Castelo de Praga

Pelo nome, você deve achar que é uma construção medieval como tantas outras, certo? Mas o Castelo de Praga na verdade não é apenas um Castelo, e sim um complexo histórico repleto de palácios, igrejas e outras construções históricas.
A Catedral de São Vitus, o Monastério de São Jorge, o Antigo Palácio Real e o Rosenberg Palace (além de vários outros palácios) e também a Basílica de São Jorge são as principais atrações do complexo que constitui o Castelo.
Em alguns dias o complexo só abre ao meio-dia e é sempre recomendado chegar cedo para evitar filas. Confira aqui os preços dos ingressos e passeios disponíveis.
Cidade Velha (Staré Město)
A cidade velha é o centro histórico da Cidade das Cem Cúpulas. Cem cúpulas? Sim, esse é um dos apelidos famosos de Praga, dado em função das centenas de torres espalhadas pela cidade.
Na Cidade Velha você vai conhecer a Praça da Cidade Velha, que provavelmente será cruzada mais de uma vez durante os seus passeios. Nessa região do centro histórico estão localizadas a Catedral Týn e a Igreja de São Nicolau. O relógio astronômico, a torre da prefeitura antiga, que possui uma belíssima vista da cidade são outros famosos pontos turísticos da área.
Convento de Santa Agnes
Não muito longe do centro histórico está o Convento de Santa Agnes. Um passeio para quem se interessa por arte e história, aliás, toda a cidade respira arte e história. No Convento há um Museu de Arte Medieval que vale a pena ser conhecido.
Logo após conhecer a cidade velha, visitar o Convento e o Museu Medieval encaixam como uma luva em seu roteiro, pois ficam a poucos quarteirões de distância. E o melhor é que saindo de lá você já estará a poucos metros (tudo bem, algumas centenas de metros, mas ainda assim é perto, né?) do Bairro Judeu, outra atração imperdível.
Bairro Judeu (Josefov)
No bairro judeu as principais atrações são as diversas sinagogas e o cemitério local:
- Velha-Nova Sinagoga
- Sinagoga Espanhola
- Sinagoga Maisel
- Sinagoga Pinkas
- Velho Cemitério Judaico.
A Velha-Nova Sinagoga, em checo Staronová synagoga (Staré = velho, Nové = novo), é a mais antiga Sinagoga de toda a Europa que ainda está em atividade. Uma visita guiada é recomendada para a zona judaica, confira alguns dos passeios aqui.
Ponte Carlos

A Ponte Carlos, também chamada de Charles Bridge (Karluv Most em checo) foi a primeira ponte construída sobre o Vltava e até hoje é a principal ligação entre o complexo do Castelo de Praga e a Cidade Velha.
A ponte data de 1350 e até o século 18 foi a única ligação entre as duas margens do rio. Atualmente é uma das principais atrações turísticas da cidade. O pôr-do-sol visto da ponte é muito famoso e um dos motivos do renome da ponte.
Biblioteca do Monastério Strahov (Strahovský kláster)
Pŕóximo ao complexo do Castelo de Praga fica outro complexo muito interessante de ser visitado, o Monastério de Strahov. É uma construção cuja riqueza arquitetônica por si só já vale a visita.
O complexo conta com uma famosa biblioteca que também pode ser visitada. Embora bibliotecas não façam parte da maioria de roteiros turísticos, nesse caso é diferente. Os grandes salões e as coleções de livros raros e antigos justificam o passeio, mesmo que você não seja o mais ávido dos leitores.
Passeio de barco no Vltava
O rio Moldava, como o Vltava é chamado em português, possui várias empresas que oferecem charmosos passeios de barco. Vale a pena e recomendamos inclusive que o passeio seja conjugado com a visita à Ponte Carlos, perto da qual há ótimas opções de passeios de barco.
Petrin Hill e Cidade Nova(Nové Město)
Praga possui uma torre em especial que se destaca entre as outras tantas, trata-se de Petrin Hill. Na verdade, a torre é inspirada na Torre Eiffel e fica em uma colina de área verde. Do alto da torre é possível ver toda a cidade. Há também um palácio de espelhos que pode ser muito interessante caso você esteja com crianças.
Por fim, temos a Cidade Nova, um dos pontos altos do turismo em Praga. Aqui estão a Praça Venceslau e o Museu Nacional de Praga, duas atrações obrigatórias no seu roteiro. O Museu é o mais importante de toda a cidade (e olha que não são poucos os museus concorrentes) e você pode conferir como visitá-lo aqui.
Dicas para o turismo em Praga
Agora que você sabe as principais atrações de Praga, saiba algumas dicas práticas que vão deixar sua viagem ainda melhor.
- Hotéis da cidade velha são mais caros, mas estão mais próximos da maioria dos pontos turísticos.
- Hotéis da cidade nova são mais baratos, mas estão um pouco afastados da região turística principal.
- Andar de táxi em Praga é relativamente barato, mas os taxistas locais não têm boa fama. Tenha seu serviço de GPS em mãos e tente saber com antecedência os preços médios para cada corrida que você vai fazer.
- Tire um dia para conhecer os museus e torres menos famosos. As atrações principais acabam ofuscando muitos passeios menores mas que são tão interessantes quanto;
- Uma dica mais pessoal agora. Talvez você queira ler um dos ótimos romances de Milan Kundera e escutar a Sinfonia do Novo Mundo, do Antonin Dvorak antes ou durante a sua viagem. Os dois estão entre os maiores artistas checos e você vai se sentir mais em casa, além de conhecer mais sobre a história local pelos livros de Kundera.
E aí? Preparado para conhecer a capital da República Checa? A cidade e a sua riquíssima vida artística, cultural e arquitetônica não vão decepcioná-lo.
Programe-se usando as nossas dicas e depois da viagem volte aqui para nos dizer como foi conhecer uma das cidades mais belas da Europa.