O que fazer em São Paulo? 5 experiências que você precisa ter na cidade

Ibirapuera
Gustavo Heldt

Como muitas metrópoles ao redor do mundo, a capital paulista é cheia de surpresas. Há muito o que fazer em São Paulo: no seu roteiro pela cidade, você poderá explorar desde os pontos turísticos mais tradicionais até os recantos menos explorados pelos visitantes. Do Ibirapuera ao MASP, são muitas as atrações. ????

Neste artigo, porém, nosso objetivo é sugerir algumas opções para que você tenha experiências paulistas autênticas quando visitar SP. A ideia é ir além da rota turística comum, explorar melhor os espaços culturais e urbanos, experimentar sabores típicos, enfim: absorver a essência do lugar.

Sem enrolações, veja abaixo nossas dicas do que fazer em São Paulo. ????

Ibirapuera
Que tal um piquenique no Ibira? Foto: iStock, Getty Images

Descubra o que fazer em São Paulo além da rota turística

Que tal incluir algumas destas experiências na sua viagem? Confira as opções e escolha aquelas que parecem as mais divertidas – ou inusitadas – para você:

1. Andar de bicicleta na paulista em um domingo

A Paulista aos domingos é um charme. Fechada para carros, ela fica dominada por famílias e esportistas que usufruem do espaço para caminhar, correr, andar de skate ou bicicleta. É uma forma diferente de explorar a cidade e usufruir do espaço urbano, exatamente como os paulistas fazem.

Endereço: Avenida Paulista – São Paulo

2. Fazer um piquenique no Ibira

O Ibirapuera é um dos parques mais conhecidos e utilizados pelos moradores de São Paulo. Sua área arborizada já ganhou até destaque internacional: em 2015, o jornal britânico The Guardian o elegeu como o melhor parque urbano do planeta. Os paulistas adoram usufruir do verde para praticar exercícios ou fazer passeios em família.

Por isso, nossa dica é: que tal ir além dos restaurantes refinados e fazer um piquenique no Ibira? Pode render lindas fotos de recordação e uma bela memória da sua viagem.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

3. Assistir a uma apresentação musical na Sala São Paulo

São Paulo não decepciona nenhum fã de cultura. A cidade conta com uma das mais charmosas salas de concerto do mundo, com apresentações recorrentes de orquestras sinfônicas por sua excelente acústica: a Sala São Paulo. Além de receber concertos, ela ainda é utilizada para solenidades e espetáculos de outros gêneros.

Quando estiver na cidade, se tiver a oportunidade, não deixe de conhecer e assistir a uma apresentação na Sala, comparada em beleza com o Symphony Hall, de Boston (EUA) e o Musikverein de Viena (Áustria). Confira a programação aqui.

Endereço: Praça Júlio Prestes s/nº – Campos Elíseos

4. Comer um bolinho de feijão na Feira da Liberdade

A Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade, conhecida pela maioria apenas como “Feirinha da Liberdade”, ocorre em sábados (das 9h às 18h) e domingos (das 9h às 19h), na Praça da Liberdade. Ela foi inaugurada em 1975, com o objetivo de aproximar um pouco mais a cultura japonesa com a do público brasileiro. Com o passar do tempo, porém, a proposta se expandiu.

Atualmente, a Feirinha da Liberdade reúne artesanato, pratos típicos da culinária japonesa e brasileira, além de bijuterias, esculturas, plantas, quadros e outros artigos. Nós sugerimos que você aproveite a visita para experimentar delícias como um tradicional yakisoba ou o imagawayaki (uma espécie de bolinho de feijão Azuki), feito na hora.

Endereço: Av. da Liberdade, 365 – Sé

5. Assistir a uma peça no Theatro Municipal de São Paulo

Inspirado na Ópera de Paris, o Theatro Municipal de São Paulo faz você realmente se sentir na Europa, especialmente por manter o estilo renascentista barroco. Inaugurado em 1911 ele até hoje mantém uma programação cultural intensa, sendo palco de apresentações dos mais diversos gêneros.

Em SP, você pode visitar o local e fazer uma visita guiada para conhecer suas dependências. Mas o que nós realmente sugerimos é: consulte a programação e assista a algum espetáculo lá. É uma experiência sem precedentes.

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/ nº

O que fazer em São Paulo além da capital?

Se só a capital paulista já proporciona ao visitante experiências incríveis, imagine se as possibilidades forem expandidas para além da metrópole? O estado de São Paulo também é recheado de lugares lindos, com diversas atrações. Em Campinas, por exemplo, você pode fazer um passeio de Maria Fumaça ou explorar o charmoso Parque Portugal.

Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, é outro ponto encantador do estado. Lá você pode andar de teleférico no Morro do Elefante, contemplar as lindas paisagens do parque Horto Florestal, conhecer o Palácio Boa Vista e visitar o Museu de Esculturas Felícia Leirner. Viu só como as opções são amplas?

Gostou de explorar opções do que fazer em São Paulo? Qual dessas experiências parece a mais incrível para você? E quais pontos turísticos tradicionais você pretende visitar? Comente. ????

Compartilhe:

Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Planeje novas viagens

Assine o Mapa do Mundo para receber conteúdos exclusivos e ficar por dentro de todas as dicas de viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Destinos

Colônia do Sacramento, Colonia del Sacramento
espanha

História de Colonia del Sacramento

Sobre Últimos Posts Gustavo HeldtCocriador dos sites Mapa de Londres e Mapa do Mundo. Cofundador da agência de conteúdo Redator Hacker. Atualmente, dedicado ao projeto

Colônia do Sacramento, Colonia del Sacramento
caro

Restaurantes de Colonia del Sacramento: La Florida

Sobre Últimos Posts Gustavo HeldtCocriador dos sites Mapa de Londres e Mapa do Mundo. Cofundador da agência de conteúdo Redator Hacker. Atualmente, dedicado ao projeto