Os imperdíveis: 5 pontos turísticos de São Paulo

São Paulo
Gustavo Heldt

“Selva de Pedra”, a capital paulista pode até ser lembrada pelo trânsito e pela correria. Mas os pontos turísticos de São Paulo não deixam a desejar: no maior centro financeiro, corporativo e mercantil de toda América do Sul, há inúmeras atrações aos visitantes. Que tal tirar um fim de semana para fazer alguns passeios tradicionais pela metrópole? ????

Resumir uma capital com mais de 11 milhões de habitantes em apenas alguns pontos turísticos é tarefa difícil. Por isso, vale conferir aqueles que nós selecionamos e adaptar conforme o seu gosto e estilo de viagem. Afinal, São Paulo é democrática e multifacetada: atrativos não faltam.

Vamos lá?

São Paulo
São Paulo tem atrações para todos os gostos. Foto: iStock, Getty Images

5 pontos turísticos de São Paulo

Confira nossas sugestões para o seu itinerário:

1. Ibirapuera

Ibirapuera
Ibirapuera é o parque mais famoso de São Paulo. Foto: iStock, Getty Images

Se Nova York tem o Central Park, São Paulo tem o Ibirapuera: o principal parque urbano da cidade. Inclusive, em 2015, ele foi apontado pelo jornal britânico The Guardian como o melhor do planeta.

O Ibira foi projetado por Niemeyer e construído em 21 de agosto de 1954, em comemoração ao quarto centenário da cidade. Atualmente, o parque conta com ciclovia e treze quadras iluminadas, além de pistas destinadas a corridas e passeios. Perfeito para respirar um ar mais puro ou praticar exercícios.

2. Avenida Paulista

Avenida Paulista
Avenida Paulista é o coração de SP. Foto: iStock, Getty Images

Coração de Sampa, a Paulista é certamente o principal logradouro da metrópole. É lá que se concentram as principais empresas, bancos, consulados, hotéis, hospitais e museus da cidade. Quer absorver a essência do conglomerado urbano? Não deixe de passear por lá.

3. Museu de Arte de São Paulo

Museu de Arte SP
Museu é cartão-postal da cidade. Foto: iStock, Getty Images

Uma das mais relevantes instituições culturais brasileiras, o Museu de Arte de São Paulo – ou simplesmente MASP – é ponto de parada obrigatório em São Paulo. Ele está situado na Paulista desde 7 de novembro de 1968. O prédio foi projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi.

Apesar da infraestrutura ser um atrativo à parte, o MASP se destaca especialmente pelo acervo:  ele abriga a mais notória coleção de arte ocidental da América Latina, por lá o visitante encontra arte italiana, francesa, africana e, claro, brasileira. Sem falar nas cerca de 8 mil peças arqueológicas. Uma visita é indispensável.

Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h

Entrada: gratuita

4. Beco do Batman

Beco do Batman
Beco do Batman reúne arte de rua em SP. Foto: iStock, Getty Images

Você certamente já deve ter visto esse ponto turístico de São Paulo no seu feed do Instagram. Perfeito para tirar belas fotografias, o Beco do Batman reúne o melhor da arte urbana da metrópole. Situado na travessa da Vila Madalena, bairro boêmio da zona oeste da cidade, o point conta com vários muros grafitados.

5. Teatro Municipal de São Paulo

Teatro Municipal SP
Teatro Municipal tem programação cultural intensa. Foto: iStock, Getty Images

Histórico, o Teatro Municipal de São Paulo foi inspirado na Ópera de Paris e palco da Semana de Arte Moderna de 1922, que marcou o início do modernismo no Brasil. Ele é considerado Patrimônio Histórico do Estado desde 1981.

Atualmente o Teatro abriga seis corpos artísticos, a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, o Coro Lírico Municipal de São Paulo, o Coral Paulistano Mário de Andrade, o Balé da Cidade de São Paulo, a Orquestra Experimental de Repertório e o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. Fique de olho na programação.

Pontos turísticos de São Paulo: história e modernidade

São Paulo, assim como as metrópoles mais atraentes do mundo – Londres, Nova York e Toronto, por exemplo – é feita de contrastes. Onde o contemporâneo e o histórico se encontram, o cenário é perfeito para qualquer turista. É por isso que a maior cidade da América Latina é tão fascinante: de um lado a Catedral Metropolitana, de outro o MAM – Museu de Arte Moderna.

Entre a lista de cartões-postais, entram os mais variados: da 25 de março e da Rua Oscar Freire, até a Praça da Sé, a Pinacoteca, o Mercado Municipal e a Galeria do Rock. A única certeza é que, depois de ir para SP pela primeira vez, você certamente vai querer voltar.

E aí, o que achou da nossa seleção dos pontos turísticos de São Paulo? Qual parece mais bacana? Faltou algum na lista? Comente! ????

Compartilhe:

Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Planeje novas viagens

Assine o Mapa do Mundo para receber conteúdos exclusivos e ficar por dentro de todas as dicas de viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Destinos

Colônia do Sacramento, Colonia del Sacramento
espanha

História de Colonia del Sacramento

Sobre Últimos Posts Gustavo HeldtCocriador dos sites Mapa de Londres e Mapa do Mundo. Cofundador da agência de conteúdo Redator Hacker. Atualmente, dedicado ao projeto

Colônia do Sacramento, Colonia del Sacramento
caro

Restaurantes de Colonia del Sacramento: La Florida

Sobre Últimos Posts Gustavo HeldtCocriador dos sites Mapa de Londres e Mapa do Mundo. Cofundador da agência de conteúdo Redator Hacker. Atualmente, dedicado ao projeto